rocha ornamental

mármore

O mármore é classificado como uma rocha carbonática capaz de receber diversos tipos de acabamentos de bordas e superfícies. A sua composição mineralógica que destaca o padrão cromático, o desenho, a textura e a granulação faz do mármore uma verdadeira obra de arte, permitindo a obtenção de peças com formatos e dimensões variáveis.

As modificações ocorridas na rocha devido à alta temperatura e pressão, fazem os seus principais minerais (calcita e dolomita) definerem o tom normalmente branco do material. A calcita e a dolomita apresentam a dureza na Escala Mohls entre 3 e 4 respectivamente, caracterizando o mármore mais sensível em relação ao granito, que possui as durezas (do feldspato e do quartzo) respectivamente 6 e 7.

marmore-shadow-storm

rocha ornamental

granito

O granito possui em sua característica estética o padrão cromático, o desenho, a textura e a granulação. Essas qualidades o classifica como sendo uma rocha ornamental. As cores são determinadas por sua composição mineralógica. No caso do granito, os minerais mais presentes são o quartzo, um material mais translúcido, incolor ou fumê; o feldspato, que possui uma coloração mais avermelhada, rosada e creme-acinzentada; e os minerais micas e anfíbolas, geralmente chamados de “carvão”, que por serem de uma cor negra estão mais presentes na forma de pequenos pontos em toda a extensão da pedra.

A quantidade de quartzo presente no granito influencia no desgaste do material. De acordo com a Escala Molhs, o quartzo possui a dureza 7 e o feldspato dureza 6, contribuindo para a resistência ao desgaste do granito.

granito-vermelho-brasilia

rocha ornamental

quartzito

O quartzito é uma rocha metamórfica cujo componente principal é o quartzo (mais de 75% como ordem de grandeza). Outros constituintes são moscovita, biotita, sericita, turmalina, dumortierita.

Um quartzito pode ter como, protólito arenitos quartzosos porém (origem mais comum), tufos e riolitos silicosos e chert silicoso. Bolsões (pods) ou veios de quartzo, normalmente os produtos de segregação metamórfica, são muitas vezes retrabalhados por cataclase e metamorfismo dando origem a quartzitos semelhantes aos de origem sedimentar.

marmoraria-vendaval-quartzitos-exotico-verde-bambu

rocha ornamental

travertino

É uma rocha calcária, composta de calcita, aragonita e limonita, com bandas compactas, paralelas entre si, nas quais se observam pequenas cavidades, onde predominam os tons que passam pelo branco, verde ou rosa, apresentando, frequentemente, marcas de ramos e folhas.

Na arquitetura é usada como pedra ornamental, em estado natural ou polida, aplicada em interiores, exteriores e em decoração. O seu uso em construção, tanto na arquitetura clássica romana como na atualidade, deve-se à sua durabilidade, fácil aplicação e às suas qualidades estéticas.

travertino-navona